Como fazer uma orquestração para violino, viola, violoncelo e contrabaixo soar mais convincente usando apenas o computador? Hoje mostro como fiz o mockup orquestral da composição orquestrada no v�
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MIDI não é som!
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Publicado originalmente na Academia de Composição “Ah, essa música tem mó sonzinho MIDI”… Você já disse isso? Eu já, me referindo ao som que saía das caixas do meu computador
Publicado originalmente na Academia de Composição Como fazer uma orquestração para violino, viola, violoncelo e contrabaixo a partir de uma composição simples ao piano? No vídeo de hoje, mostro
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Como ler partitura?
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Publicado originalmente na Academia de Composição Muita coisa que eu posto no blog da Academia de Composição (e alguns dos vídeos que vêm pela frente) exigem que você entenda como ler partitur
Na última quinta, 30/03, convidei o maestro e compositor Rodrigo Faleiros para um papo sobre música erudita (ou clássica) e popular. Quais as diferenças? As semelhanças? Onde esses dois mundos
O vídeo de hoje é uma aula do sexto módulo do curso Teoria Musical para Compositores! O curso ensina a teoria musical do zero e ainda explora muitos outros conceitos importantes em seus 9 módulos.
Não faço nenhuma questão de esconder que Final Fantasy 7 é meu jogo favorito e que, 20 anos atrás, seus temas plantaram em mim a paixão por músicas de games (e, mais tarde, a vontade de compor
Na semana passada falamos um pouco sobre compassos simples e compostos, e como existem formas diferentes de fazer música sem recorrer apenas ao “1 e 2 e 3 e 4”. Hoje vamos dar uma olhada
Na música popular contemporânea (rock, pop, MPB, música eletrônica e tudo o mais), a maior parte do que a gente escuta usa a fórmula de compasso 4/4. Explicando de forma simples, direta e pouco t
Hoje continuamos o vídeo da semana passada, explorando os recursos composicionais que usei para criar o tema de RoboTotem, novo jogo da Nownew Games. Se você perdeu o primeiro vídeo, comece por el
Nos próximos dias sai RoboTotem, o novo jogo da Nownew Games! Neste vídeo (parte 1 de 2), veja o raciocínio por trás da criação da música do jogo, incluindo conceitos como música modal, timbre
Publicado originalmente na Academia de Composição Conhecer música nova costuma ser muito estimulante para a criatividade: vemos como outras pessoas estão criando, como estão transmitindo suas id
As inscrições para o curso Teoria Musical para Compositores já acabaram, mas nesta semana eu disponibilizei gratuitamente a primeira aula do primeiro módulo do curso! Trata-se de um assunto muito
Este post começa com uma breve história pessoal entre a teoria musical e eu. Quando eu comecei a estudar música, lá por volta de 2001, eu não me interessava em aprender teoria. Queria só aprend
Como você já deve saber, semana que vem, dia 16/01, começam as inscrições para o primeiro curso da Academia de Composição, Teoria Musical para Compositores. E por que teoria é importante? Por
Texto originalmente publicado no blog Naco de Pão Ultimamente, este tem sido um tema recorrente nas minhas conversas nos mais diversos círculos. Nós, brasileiros criativos, aparentemente temos R
Como fazer a música de um game acompanhar diretamente a interatividade que ele propõe? Neste segundo vídeo da minissérie sobre Música para Games, abordo duas técnicas específicas de composiçã
Música criada para acompanhar videogames tem características únicas e específicas, que não aparecem em outras mídias. Quais são essas características? Vamos conhecê-las nesta minissérie de d
Vai gravar voz, violão, flauta ou outro instrumento acústico em casa? Vale a pena escolher um microfone apropriado para as suas necessidades. Vamos conferir as possibilidades mais comuns. Para liga
Sempre quis compor para orquestra e nunca soube por onde começar? Neste vídeo introdutório, apresento os instrumentos básicos que compõem uma orquestra tradicional, além de indicar mais fontes p
Conforme prometido no último vídeo, esta semana temos um conteúdo muito legal e especial! Trata-se do primeiro e-book gratuito da Academia de Composição: Essencial de Teoria Musical para Composi
Quer trabalhar com trilhas sonoras de games, publicidade, cinema? Confira os conceitos e dicas essenciais para esse grande ramo da composição musical – com a participação de Mike Vlcek, prod
Já falamos aqui sobre DAWs, o tipo de programa que você precisa ter para começar a produzir música no seu computador. Mas se você precisar de um instrumento que você não toque para sua músic
Qual a diferença entre arranjo e composição? Como podemos tornar a nossa música mais interessante através do arranjo? Conheça os princípios básicos para seu som não ficar monótono. Dúvidas?
Talvez você já tenha descoberto que, pra gravar música em casa, ligar aquele microfone de karaokê na entrada de linha do seu computador não vai te dar uma qualidade de som muito satisfatória.
Ufa! Um vídeo de fôlego no qual escrevi uma letra de música em tempo real, explicando passo a passo meu raciocínio. Abordei também alguns temas técnicos e artísticos importantes para se pensar
Começando uma nova categoria da Academia de Composição, hoje vamos analisar o tema principal da franquia The Legend of Zelda, a partir da primeira versão da série. O conteúdo foi retirado de u
Composições muito iguais? Conheça alguns recursos da teoria musical (iniciante/intermediário) que podem ajudar a mudar essa situação. Quer ver algum assunto específico sendo tratado aqui? Deixe
Começamos hoje uma pequena série de três posts para falar sobre equipamentos de áudio básicos para você produzir música em casa com uma qualidade bacana. Este post traz informações sobre fo
Começou várias músicas, mas não consegue terminar a maioria delas? Neste vídeo, algumas dicas para você conseguir finalizar ideias e dar mais unidade às suas composições. Músicas citadas no
Você resolveu usar o computador para gravar suas composições com maior qualidade e flexibilidade. Legal! Mas que programas usar para isso? A partir deste post, vamos comçar a ver o panorama geral
Instrumentos, programas, equipamentos, estudo… o que você precisa para criar música? Neste primeiro vídeo da Academia de Composição, Thiago Schiefer apresenta algumas ideias para quem está
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Confused by the term Pulldown, or Telecine? Here are the facts: 24p = 23.98 fps (Progressive) 29.97 fps = 59.94 interlaced fields per second, aka 60i • Interlaced video displays 60 half frames per s
When preparing to encode MP3 files we need to be aware of the possibility of Intersample Peaks (ISP) that may be introduced in the output, especially when targeting low bit rates. This results from th
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Consider the following scenario: Two copies of an audio file. File 1 is Stereo, Loudness Normalized to -16.0 LUFS. File 2 is Mono, also Loudness Normalized to -16.0 LUFS. Passing both files through a
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iZotope Ozone 6
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iZotope has released a newly designed version of Ozone, their flagship Mastering processor. Notice I didn’t refer to Ozone [6] as a plugin? Well I’m happy to report that Ozone [6] is now capable t
If you are in the audio production business or involved in some sort of collaborative Podcast effort, moving large lossless audio files to and from various locations can be challenging. Slow internet