Criando música com samplers. Foto: Julia Tinoco

Samplers gratuitos e pagos para criar música em casa

Já falamos aqui sobre DAWs, o tipo de programa que você precisa ter para começar a produzir música no seu computador. Mas se você precisar de um instrumento que você não toque para sua música, geralmente seu salvador vai ser um sampler.

Sampler é um tipo de software que toca samples (ou amostras). No universo da produção musical (exceto talvez no caso dos DJs), o termo se refere a gravações de instrumentos tocando uma nota de cada vez, ou um acorde de cada vez, ou uma levada. Geralmente carregamos num sampler as amostras de um instrumento para conseguirmos emular seu som, tocando as notas num controlador MIDI ou programando direto no piano roll da DAW.

Os programas mais populares que aceitam diversos samples de fabricantes diferentes são:

KontaktKontakt

sampler da Native Instruments tem uma versão gratuita, chamada Kontakt Player, e uma paga. A versão gratuita, cá entre nós, não aceita muita coisa, mas é sempre bom ter na máquina. A grande maioria das bibliotecas de sample é feita para sua versão paga – principalmente as mais “profissionais”. Se resolver comprá-la, recomendo juntar um pouco mais e pegar o Komplete, que inclui o Kontakt e mais um monte de instrumentos virtuais bacanas.

sforzandosforzando

A alternativa da Plogue é gratuita e toca o formato .sfz, além de soundfonts (muito usadas para replicar sons de games da era 16-bit, como Super NES e Mega Drive) e samples “crus” em formato .wav. Toca muito bem várias boas bibliotecas de samples gratuitas, então vale a pena tê-lo instalado!

Algumas fabricantes trabalham com samplers proprietários, que só rodam os samples vendidos por elas próprias. Neste caso você não precisa se preocupar, já que samples e sampler são entregues juntos.

Bibliotecas

Existe uma infinidade de bibliotecas de samples por aí, pagas e gratuitas, para emular os mais diversos instrumentos. Fiz uma breve seleção para você ter por onde começar a pesquisar:

Bateria
MT Power Drum Kit

MT Power Drum Kit

EZDrummer 2 – Uma bateria acústica que já vem com um som “pronto”. Você tem menos trabalho para mixar, mas também tem menos opções pra tirar o “seu” som. Tem pacotes de expansão para estilos diferentes.
Addictive Drums 2 – Exatamente a mesma proposta do EZDrummer.
MT Power Drum Kit (gratuito) – Excelente para arranjos de rock e metal.
Battery – Mais voltado para música eletrônica e hip hop. Vem incluso no NI Komplete e tem uma quantidade absurda de samples.
99 Drum Kit (gratuito) – Excelente pacote gratuito com foco em sonoridades de baterias eletrônicas vintage. Roda no Kontakt, ou jogando diretamente os sons na sua DAW. Vale a pena explorar os outros sons gratuitos que o site oferece!

Orquestrais
EW Hollywood Orchestra

EW Hollywood Orchestra

East West Hollywood Orchestra – Uma das principais orquestras sampleadas do mercado em sua faixa de preço.
Vienna Symphonic Library – Concorrente direta da East West, também amplamente utilizada.
CineSamples – Excelente biblioteca, mas você tem que comprar os naipes da orquestra separadamente (o que sai bem caro…)
LA Scoring Strings – As cordas de orquestra sampleadas mais convincentes que eu já ouvi! Nada barato, também.
Sonatina Symphonic Orchestra (gratuito) – A biblioteca orquestral gratuita mais popular hoje em dia (até porque, de graça, não existem muitas). Roda no sforzando.

Pianos
Native Instruments The Giant

The Giant, da Native Instruments

Piano in 162 (gratuito) – Roda tanto no Kontakt como no sforzando e possui excelente sonoridade (melhor que muitos pagos!).
The Giant – Um piano de quatro andares! Tem graves poderosos e inclui uma variante legal para trilhas sonoras mais experimentais. Vem incluso no NI Komplete.
Emotional Piano – Como o nome diz, um piano voltado para sons mais “emotivos”. Roda no Kontakt Free.
Addictive Keys – Da XLN Audio, mesma fabricante do Addictive Drums. Também possui pacotes de expansão, e você pode comprar um pacote com três pianos diferentes com um bom desconto. Roda num sampler proprietário da fabricante.

Guitarra e baixo
Scarbee MM-Bass

Scarbee MM-Bass

DI Thrash Guitar (gratuito) – Guitarra tocada em power chords, o tipo de coisa que você pode usar para rock e metal. Tem um som bem bacana, mas você precisa de um simulador de amplificador (como o Guitar Rig, o Amplitube ou o gratuito Guitar Amp 2 Free). Precisa do Kontakt pago.
Karoryfer Emilyguitar (gratuito) – Uma guitarra modelo SG tocada nota por nota. Roda no sforzando. Também precisa de um simulador de amplificador.
Karoryfer Fashionbass (gratuito) – Tem uma sonoridade parecida com os baixos Rickenbacker. Roda no sforzando. Cuidado, algumas das notas estão desafinadas…
MM Scarbee Bass – Criado com foco numa sonoridade setentista. Vem incluso no NI Komplete.

Instrumentos diferentes e/ou bizarros
Cling Film Frame Drums

Um “instrumento de percussão profunda feito na cozinha”

Toaster Percussion – Sim, samplearam uma torradeira!
Cling Film Frame Drums – Será que uma bacia coberta com plástico-filme dá um som legal? Eles dizem que fica uma sonoridade digna de tambores orquestrais…
Rosinspiel – Feito a partir da gravação de um glockenspiel tocado com um arco. Bem interessante!
(Outros gratuitos na VSTBuzz)

A East West também tem o Composer Cloud, um serviço no qual você paga uma mensalidade não muito cara e tem acesso a TODOS os instrumentos virtuais deles. Avalie se vale mais a pena pra você gastar um pouco todo mês ou um monte de uma vez só.

Uma palavrinha sobre pirataria

pirates“Nossa, quanta coisa legal! Vou baixar tudo por torrent!”

Especialmente aqui no Brasil, onde o dólar é caro e a gente tem que gastar um rim para conseguir comprar um LA Scoring Strings, é fácil vir esse pensamento na cabeça.

Não vou ficar aqui falando sobre legalidade, ou que é errado baixar software pirata, porque certamente você já sabe disso e está cansado de ouvir esse papo.

Mas vou dizer o seguinte: ir pelo caminho da legalidade compensa. De verdade. O dinheiro acaba voltando pra você na forma de trabalhos, vendas, ou seja lá o que você for fazer com os programas. Se eu não posso pagar, tento uma alternativa gratuita – como você pode ver acima, existem muitas. E com menos opções de bibliotecas para escolher na hora de produzir, invariavelmente eu sou obrigado a ser criativo dentro de um limite. Acabo trabalhando mais rápido e aprendo a usar melhor os produtos que tenho. Vale a pena!

Sugestões de assuntos? Dúvidas? Anseios? Deixe nos comentários da Academia de Composição!