Interfaces de áudio para gravar em casa
Talvez você já tenha descoberto que, pra gravar música em casa, ligar aquele microfone de karaokê na entrada de linha do seu computador não vai te dar uma qualidade de som muito satisfatória. E agora, como chegar a um som legal sem gastar até a alma?
Existe uma série de equipamentos de áudio, em várias faixas de preço (e de qualidade), que você pode adquirir para gravar suas composições de forma mais profissional – já começamos falando sobre fones de ouvido e logo mais falaremos sobre microfones. Existem também os softwares, sobre os quais comecei a falar em outro post. Hoje vamos falar sobre interfaces de áudio.
Já tentou gravar uma guitarra, por exemplo, ligando-a direto na entrada de microfone do computador? Entre uma série de outros problemas, parece que tudo que você toca fica dessincronizado (especialmente se você estiver tentando ouvir o som em tempo real pelo computador).
Isso acontece devido à latência: qualquer som que você manda para o computador é um sinal analógico, um impulso elétrico. Mas o processador do seu computador não entende sinais elétricos – ele entende apenas números (ou dígitos). Logo, ele precisa converter o som de um formato para outro, ou seja, ele precisa realizar uma conversão analógico-digital. Esse processo leva alguns milissegundos, mas isso já é o suficiente para atrapalhar todo o seu ritmo na hora de tocar (especialmente se você estiver gravando multipista).
A interface de áudio é uma placa de som, geralmente externa, que reduz a latência para um valor baixo o suficiente para nosso cérebro não conseguir percebê-la – ou seja, entre outras coisas, conseguimos gravar nossos instrumentos um sobre o outro sem ficarmos completamente perdidos ritmicamente. Além disso, elas trazem pré-amplificadores – necessários para fazer com que o som captado por um microfone tenha um volume e um timbre decentes – e, dependendo do modelo:
- mais entradas de áudio, para você poder gravar mais de um instrumento ao mesmo tempo;
- entrada e saída MIDI;
- saídas para monitores de áudio;
- e outras coisas que podem vir a ser úteis para você em breve, como o phantom power para microfones condensadores.
Interfaces de áudio mais simples são ligadas ao computador via USB. Conforme os preços sobem, temos outras formas de conexão, como Firewire e Thunderbolt, que diminuem ainda mais a latência. Eu, particularmente, sempre usei interfaces USB e nunca senti falta de uma conexão mais rápida.
Veja algumas interfaces de áudio básicas para você começar a gravar:
Steinberg UR22
A UR22 é a interface da Steinberg, mesma fabricante do software Cubase. Tem uma boa relação custo-benefício.
Focusrite Scarlett Solo
Os pré-amplificadores da Focusrite já receberam vários prêmios, e a apresentação do produto é muito bonita. Na foto, o modelo Scarlett Solo.
Presonus Audiobox 22VSL
A Audiobox é a linha de interfaces da Presonus, mesma fabricante da DAW StudioOne.
Native Instruments Komplete Audio 6
A Komplete Audio 6, da Native Instruments, é uma opção mais “parruda” em relação aos outros modelos desta lista.
M-Track M-Audio
Interface de áudio M-Track é a mais simples da fabricante M-Audio.
Recomendo procurar reviews e demonstrações dessas interfaces no YouTube, para conferir se você sente alguma grande diferença de sonoridade entre suas opções principais.
Em breve falaremos também sobre microfones. Até lá!
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Thiago Schiefer é um compositor de São Paulo. Focado principalmente em música e efeitos sonoros para games nos últimos anos, ele criou todos os sons para os jogos Drop Dead Twice e Staroids: The Odyssey. Atualmente está trabalhando em Eliosi’s Hunt e na próxima atualização de Drop Dead Twice.
Ele também lançou, como artista solo, os álbuns Prototype: Freedom (2013) e Living Room Sessions (2015). Hoje, além das trilhas e canções autorais, comanda o canal Academia de Composição, com dicas e tutoriais em vídeo e texto para compositores de todos os níveis.