Reaper

DAWs gratuitas e pagas para produzir música em casa

Você resolveu usar o computador para gravar suas composições com maior qualidade e flexibilidade. Legal! Mas que programas usar para isso? A partir deste post, vamos comçar a ver o panorama geral e algumas possibilidades, tanto gratuitas como pagas, para você mostrar suas ideias para o mundo da melhor forma possível.

O primeiro software que você vai precisar é uma DAW, abreviação de Digital Audio Workstation (ou Estação de Trabalho para Áudio Digital). Basicamente, uma DAW permite que você grave vários instrumentos de forma independente (o que chamamos de gravação multipista) e consiga fazê-los soar da melhor forma possível juntos através da mixagem e da masterização.

Existem algumas DAWs gratuitas, mas as mais poderosas são pagas. No entanto, nem sempre um alto custo te entrega o melhor resultado. Vejamos primeiro algumas opções gratuitas:

Studio One Prime

Studio One

Studio One Prime é a versão gratuita (e com várias limitações) da DAW Studio One 3, da Presonus. Um dos destaques é o Scratch Pad, que permite ao usuário testar diferentes alternativas de arranjos sem ter que criar várias versões do projeto.

 

MuTools

MuLab

Com características que rivalizam com os principais softwares pagos, o MuLab parece sofrer principalmente com a falta de divulgação. Vale experimentar – a não ser que você vá trabalhar com sincronização de vídeo (em trilhas sonoras, por exemplo), já que ele não oferece essa possibilidade.

 

OHM Studio

OHM Studio

A principal característica do OHM Studio é a possibilidade de trabalhar de forma colaborativa em tempo real.

 

Ardour

Ardour

Principal DAW do mundo Linux, Ardour é um software livre e também tem versões para Windows e Mac.

 

Soundation

Soundation

Soundation é uma DAW online. Tem possibilidades de colaboração online e um pacote legal de amostras gratuitas para você montar suas músicas. Como é uma DAW que roda direto do navegador de internet, a latência é muito alta, comprometendo qualquer tipo de gravação – mas funciona bem para quem compõe com samples e o mouse.

 

Vejamos agora algumas das pagas mais usadas atualmente:

 

Reaper

Reaper

Sem dúvida a DAW paga de melhor custo-benefício, a licença do Reaper completo para usuários individuais sair por 60 dólares (contra pelo menos USD 99 nas versões mais simples das demais). Mesmo sendo mais barato, o Reaper é extremamente leve e estável, perdendo para os demais apenas no pacote de sons que acompanham o produto. Se você, como eu, não gostar do visual da interface, existem muitos temas criados pela comunidade que podem ser mais do seu gosto. O trial vem com todas as funções liberadas por 60 dias.

 

Pro Tools

Pro Tools

DAW padrão do mercado, o ProTools (da Avid) está em quase todos os estúdios de gravação. Como não possui suporte nativo a plugins VST e levou muito tempo para lidar bem com MIDI, acabou perdendo espaço no universo dos compositores. Mas continua sendo a opção número 1 para gravação e mixagem.

 

Cubase

Cubase

A DAW da Steinberg (criadora do formato de plugins VST) é muito poderosa e vem ganhando cada vez mais espaço entre compositores de trilhas sonoras para filmes (Junkie XL, por exemplo, usa Cubase em todos os projetos que mostra em seu canal no YouTube). Tem a vantagem de ser vendida em loja no Brasil, com preços (bem altos) em reais.

 

Ableton Live

Ableton Live

O software de produção da Ableton tem um foco especial e único em performances de música eletrônica ao vivo, o que o torna a escolha de boa parte dos compositores e produtores deste estilo. Suas duas interfaces desafiam os padrões sobre os quais as demais se estabelecem.

 

Logic Pro

Logic Pro X

Exclusivo para computadores da Apple, o Logic é uma espécie de evolução do Garage Band. Com uma licença mais barata que boa parte das DAWs e um pacote generoso de sons de fábrica, costuma ser a escolha dos compositores que utilizam Mac.

 

Sonar

Sonar X3

A DAW da Cakewalk é exclusiva para Windows e está no mercado há muitos anos. Particularmente, não acho sua performance muito boa.

 

Dependendo dos seus objetivos, sintetizadores e samplers podem também ser muito úteis, assim como alguns efeitos – tudo isso vem na forma de plugins. Boa parte das DAWs vem com muitos deles, mas existe um mar de opções para comprar ou baixar gratuitamente à parte. Falaremos sobre plugins no futuro! Até lá 😉

Quer ver algum assunto específico aqui no blog? Sugira nos comentários lá no blog da Academia de Composição!