Shure SRH440 - Foto: Thiago Schiefer

Fones de ouvido para criar música em casa

Começamos hoje uma pequena série de três posts para falar sobre equipamentos de áudio básicos para você produzir música em casa com uma qualidade bacana. Este post traz informações sobre fones de ouvido, e nos próximos da série falarei sobre interfaces de áudiomicrofones.

Se você pretende gravar suas composições e mostrar essas gravações para o mundo, avalie o momento adequado para começar a investir em equipamentos de áudio. Com a quantidade de músicas bem produzidas que as pessoas têm à disposição para ouvir hoje, é raro achar alguém que ouça as suas músicas com os ouvidos livres de preconceitos em relação àquele som mal gravado e mal mixado que caracterizava as demos de antigamente.

Fones de ouvido têm uma série de aplicações diferentes no universo do áudio profissional, e são alvo de debates acalorados nos mais diversos fóruns por aí. Vejamos as categorias principais de fones de ouvido para uso profissional.

Fones de ouvido fechados

Existem os fones fechados, cuja cúpula não permite que o som vaze. São ideais para monitorar gravações, já que você não quer seu playback aparecendo junto com som gravado de cada instrumento (o que gera problemas de fase horríveis!).

Não são indicados para mixagem pelo seguinte: você ouve o mundo com os dois ouvidos simultaneamente, certo? Mas com fones fechados, cada ouvido recebe uma informação sonora de forma isolada (o ouvido esquerdo não recebe som do fone direito e vice-versa), o que prejudica sua percepção de espaço e da forma como a música será ouvida em alto-falantes. Para isso existem os…

Fones de ouvido abertos

Fones abertos deixam o som vazar. Sua proposta é justamente o oposto da dos fones fechados: com o vazamento, ambos os ouvidos recebem o som que sai de cada lado, permitindo fazer mixagens mais apuradas.

Boa parte dos profissionais de áudio repudia o uso de fones para mixagem, favorecendo o uso de monitores de áudio (caixas de som para estúdios) para essa tarefa; no entanto, muita gente mixa com fones e atinge excelentes resultados. Como os monitores sofrem muita influência da acústica do ambiente, os fones muitas vezes podem se mostrar até melhores para mixar em casa. Logo, isso vai do ambiente, do gosto e do orçamento de cada um 😉

Existem também os fones semiabertos, que misturam a cápsula fechada com aquela em formato de grelha. Alguns são mais próximos dos fones abertos, enquanto outros são mais próximos dos fechados. O AKG K240, presente na galeria acima, está entre os mais populares nesta categoria.

Compras

Procure pesquisar em lojas físicas para poder experimentar cada opção, e leve no celular algumas músicas que você esteja muito acostumado a ouvir. Sugiro comprar aquele que tiver oferecido um som claro e sem exageros na maior parte das músicas. Evite fones cuja embalagem diz “SUPER BASS!!!” ou coisas parecidas, já que eles têm um ganho maior em certas regiões de frequência e vão prejudicar suas decisões de mixagem. Lembre-se que um fone de uso profissional não é para você achar a música “legal”, mas para saber como ela está soando sem aquela “turbinada” proporcionada pelos fones voltados para o consumidor comum.

Espero que este texto te ajude na hora das compras. Dúvidas ou sugestões de outros assuntos? Deixe nos comentários!

Texto originalmente publicado no blog da Academia de Composição