13 músicas com fórmulas de compasso menos comuns (parte 1)
Na música popular contemporânea (rock, pop, MPB, música eletrônica e tudo o mais), a maior parte do que a gente escuta usa a fórmula de compasso 4/4. Explicando de forma simples, direta e pouco teórica: podemos bater o pé junto com a música contando “1, 2, 3, 4” e isso se encaixa com a sua batida.
O rock é um dos estilos que se baseia fortemente na fórmula 4/4
Podemos contar as batidas aqui seguindo uma certa acentuação: 1 – forte, 2 – fraco, 3 – meio-forte, 4 – fraco. Ou, colocando de outra forma: os tempos ímpares são mais fortes que os pares, e o primeiro tempo da batida é o mais forte de todos. Experimente contar em voz alta!
Essa pode ser a forma mais comum de se dividir as batidas de uma música, mas não é a única! Vamos ver a seguir exemplos de outras fórmulas e seus usos mais comuns.
Compassos simples
2/4 (compasso binário)
Acentuação: 1 – forte, 2 – fraco
Comum em: marchas, samba
Obs.: no samba a acentuação é invertida: 1 – fraco, 2 – forte. Obrigado ao Bernardo Pellon pelo toque
Compassos compostos
Os três tipos de compasso acima são os mais comuns. Eles têm subdivisão binária (1 e 2 e 3 e 4 e), mas também é possível subdividir um tempo em 3 (1 e e 2 e e 3 e e 4 e e). Músicas com subdivisão ternária são escritas no que chamamos de compassos compostos:
6/8 (binário composto)
Acentuação: 1 – forte, 2 – fraco
Comum em: baladas pop, música erudita (ou música “clássica”)
Alguém fez uma playlist no Spotify que teoricamente só tem músicas em 6/8. Nem todas realmente são, mas pode ser interessante o exercício de distinguir 6/8, 3/4 e 12/8!
9/8 (ternário composto)
Acentuação: 1 – forte, 2 – fraco, 3 – fraco
Comum em: música erudita
12/8 (quaternário composto)
Acentuação: 1 – forte, 2 – fraco, 3 – meio-forte, 4 – fraco
Comum em: blues, algumas canções metal
Na semana que vem, vamos ouvir algumas músicas em fórmulas de compasso mistas e outras que trocam de fórmula ao longo de sua duração.
Este e outros assuntos são abordados com mais profundidade no curso Teoria Musical para Compositores.
Dúvidas? Sugestões? Quer indicar outras músicas com as fórmulas de compasso apresentadas aqui? Deixe nos comentários da Academia de Composição!
Thiago Schiefer é um compositor de São Paulo. Focado principalmente em música e efeitos sonoros para games nos últimos anos, ele criou todos os sons para os jogos Drop Dead Twice e Staroids: The Odyssey. Atualmente está trabalhando em Eliosi’s Hunt e na próxima atualização de Drop Dead Twice.
Ele também lançou, como artista solo, os álbuns Prototype: Freedom (2013) e Living Room Sessions (2015). Hoje, além das trilhas e canções autorais, comanda o canal Academia de Composição, com dicas e tutoriais em vídeo e texto para compositores de todos os níveis.